O que é Geometria?



Pi - Ultilizado para calcular a área
de uma circunferência

     A geometria é a parte da matemática cujo objeto é o estudo do espaço e das figuras que podem ocupá-lo. Está apoiada sobre alguns axiomas, postulados, definições, teoremas e corolários, sendo que essas afirmações e definições são usados para demonstrar a validade de cada teorema.
     A geometria permite-nos o uso dos conceitos elementares para construir outros objetos mais complexos como: pontos especiais, doretas especiais, planos s mais variados tipos, ângulos, médias, centros de gravidade de objetos, etc.
     A influência da geometria sobre as ciências físicas foi enorme. Como exemplo, quando o astrônomo Kepler mostrou que as relações entre as velocidades máximas e mínimas dos planetas, propriedades intrínsecas das órbitas, estavam em razões que eram harmônicas, — relações musicais — ele afirmou que essa era uma música que só podia ser percebida com os ouvidos da alma — a mente do geômetra.
     Com a introdução do plano cartesiano, muitos problemas de outras áreas da matemática, como álgebra, puderam ser transformados em problemas de geometria, muitas vezes levando a facilitação das soluções.